sexta-feira, 18 de abril de 2014

Folar de Valpaços

A Páscoa está a chegar e as recordações também! 
Para mim, a Páscoa tem de ter o tradicional Folar de Carnes de Trás-os-Montes, Bolo Podre e os Azeiteiros. Estas iguarias são da região de Valpaços, onde os meus pais nasceram. A tantos quilómetros de distância, a minha mãe consegue fazer presente esta época através das suas mãos, uma vez que a massa para ela nunca teve segredos, não fosse ela filha de padeira!
Lembro-me que sempre que chegava esta época, não saía da cozinha, desejosa de pôr as mãos na massa...levando a minha mãe à "exaustão"...! As "rezas" feitas à massa", a "massa que dormia", as janelas da cozinha que não podiam estar abertas, a carne que tinha de ser do melhor fumeiro transmontano, eram rituais que a minha mãe, ainda hoje tem e são cumpridos à risca, para que tudo saía na perfeição!
Hoje sou eu que me aventuro a fazer um Folar, e tento seguir o melhor exemplo que tenho com uma receita tirada a ferros, já que a minha mãe, é das únicas pessoas que conheço que não aponta receitas, estão todas na sua memória! 
O resultado final teve a "aprovação" da minha mãe, que teceu rasgados elogios...!






Folar Valpaços
Pré aqueça o forno a 200ºC


1kg de farinha
12 ovos mais uma gema
350g de gordura (150g de manteiga, 150g de banha e 50g de azeite)
30g de fermento de padeiro
1 salpicão
200g de presunto
1 linguiça
Carne gorda q.b
Água q.b
Sal refinado q.b

Peneire a farinha com um pouco de sal para um alguidar e faça uma cova ao centro. 
Desfaça o fermento de padeiro em 50ml de água tépida, verta na cova da farinha e envolva.
Coloque os ovos inteiros com a casca numa tigela e cubra com água morna. Passados cerca de 3 minutos, abra para dentro da farinha, envolva trabalhando a partir do meio.
Leve ao lume as gorduras (manteiga, banha e azeite), derretendo em lume brando. Adicione à massa e vá batendo, acrescentando água (caso necessário) de forma a obter uma massa fina. 
De seguida, bata a massa com as mãos até que esta se despegue do alguidar. 
Polvilhe a massa com um pouco de farinha, cubra com um pano e abafe o alguidar com um cobertor. Deixe levedar cerca de 2 horas até atingir o dobro do volume e apresentar uma aparência rendada.
Tem-se um tabuleiro rectangular, cujos bordos não devem exceder os 8cm de altura, untado com banha. Corte a linguiça, o salpicão às rodelas, o presunto e a carne gorda às tiras.
Divida a massa em três partes, devendo uma delas ser um pouco maior. Estenda essa parte maior e forre o fundo e os lados do tabuleiro. Espalhe por cima metade da porção das carnes e cubra com a segunda parte da massa, sobre a qual se dispõem as restantes carnes. 
Por fim, tape o folar com a terceira parte da massa e una os bordos a esta camada final.
Deixe o folar levedar novamente até aparecerem à superfície umas bolhas. 
Pincele com a gema de ovo e leve a cozer em forno bem quente durante cerca de 45 minutos.


1 comentário:

  1. Olá!
    Adoro Cozinhas verdadeiras e partilhas destas! As receitas de família, para mim, são preciosas por tudo o que significam em termos de sentimentos, recordações e tradição. Parabéns pelo blogue e muitas e muitas receitas!
    Um beijinho,
    Ana

    http://danossacozinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar